Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

[2009] SEJAM BEM VINDOS!!!

Eai, rapaziada, sejam bem vindos ao blogger da cubo sonorização.
O foco do conteúdo deste blogger parte do princípio da democratização à informação e ao desenvolvimento de ações ligadas à sonorização.

Pra dar uma contextualizada sobre o que é a cubo sonorização, parto primeiramente para os leques em que ela atua no mercado local e nacional referente ao circuito fora do eixo.

A cubo sonorização possui basicamente 3 setores, estudio de ensaio/estudio de gravação e produção de palco.

O estudio de ensaio tem o viés de formação de bandas através de 2 pilares:
* ENSAIOS DE CONSULTORIA
* ENSAIO DE PRÉ-PRODUÇÃO.

Os ensaios de consultoria , ou seja, a prática de bandas, foram feitos na perspectiva de criarmos uma estrutura focada num formato de laboratório de difusão e formação musical. Os ensaios são de auto análise e diagnóstico e pautamos este conteúdo de formação através de um processo de auxilio, como se fosse qualquer processo medicinal.

Na prática a banda toca de 2 a 3 músicas sendo analisados, instrumentista por instrumentista e relatamos isso num modelo de relatório de ensaio de consultoria (que iremos postar aqui para que voces possam analisar e poder usufruir de todos estes tecs que um núcleo de sonorização pode desenvolver).

Em suma, o ensaio de consultoria são ensaios de auto avaliação para que a banda posteriormente passe a agendar um horario no estúdio e assim já iniciarmos o processo de pré-produção, que é um ''UP'' a mais. Os ensaios de consultoria é como se fossem aulas de pratica de bandas, ali diagnosticamos na banda para onde ela pode caminhar com suas músicas, quais as possibilidades de arranjos, timbragens e como romper determinados vicios que venham a aparecer como, bateristas que tocam com aquela ''asa aberta'' e seguram a baqueta como segura canudo, por exemplo. Ali passamos métodos referente ao determinado fator de alta qualidade, como método de kiko freitas para bateristas, um dos grandes nomes dos bateras verde e amarelo no mundo.

No caso de instrumentos melódicos e harmônicos, temos vários materiais para disponibilizarmos como a arte da improvisação de nelson faria, harmonia e improvisação de ian guest, dicionários de acordes, manuais de luthieria para regulagens e ''envenenamento" de set-ups.

Tudo isso será postado aqui neste blogger para que todos os demais interessados possam utilizar planilhas de execução do estúdio, que é onde controlamos todos os cards que são produzidos mensalmente, modelos de check-lists de equipamentos, riders técnicos, mapas de palco, input-lists, planejamento de produção de palco, para que você mesmo possa criar o do seu coletivo, evento e sua própria banda.

Na prática funciona assim na cubo sonorização: a banda ''x'' marca um primeiro ensaio que é o de consultoria técnica, logo depois que a banda passa por essa etapa ela automaticamente é encaminhada ao processo de pré-produção de faixas que servirá para shows, e gravações dessas faixas, sempre focado na perspectiva do auxilio direto à banda.

Primeiro o ensaio de consultoria rola dentro do estudio de gravação, onde captamos uma gravação ''crua'' ao vivo que servirá somente como referência para criarmos os arranjos e os timbres. Com a música gravada, o diagnóstico é feito ali mesmo, em seguida produzimos o arranjo de cada peça, ou seja, linha de cordas, linha de batera e linha de voz e backings, daí entramos na parte de timbragens que é a parte do tempero da música.

Tudo isso postaremos aqui de acordo com cada dia. Quais bandas ensaiaram, como foi o resultado do dia para a banda, o quanto de card que o setor gira diariamente será postado aqui. O outro setor que é muito importante é o da produção de palco, para isso iremos fazer um post amanhã especifico sobre isso já pegando o grito rock como nossa base de pesquisa.

Lembrando que o foco deste blogger é SEMPRE a disponibilização destes tecs. Também iremos disponibilizar além destes tecs, faixas de pré-produção de bandas que estamos produzindo, desde como foi criado o arranjo, como foi gravado, que set foi usado para a coisa e etc... as faixas serão disponibilizadas e o blog estará sempre aberto para que vocês comentem e tirem dúvidas sobre os tecs.

Já adianto que amanhã iremos postar aqui como esta sendo a pré-produção do cd do the melt e juntamente iremos disponibilizar as faixas que estão sendo produzidas.

Um grande abraço e até logo!!!

Um comentário:

  1. Legal Bruno, eu gostaria de ver com vc na reunião de hoje, quando podemos fazer o ensaio de consultoria dentro do estudio de gravação para que vc possa analisar nosso trabalho?

    qualquer coisa tamo ai.

    abraço!

    ResponderExcluir